Olá,
Na receita de hoje você aprenderá fazer um Tapete em Crochê Fio Conduzido.
O Fio Conduzido é uma técnica muito conhecida internacionalmente, mas ainda pouco praticada no Brasil, E se você quiser se aperfeiçoar na técnica você pode adquirir nosso Curso Online: Fio Conduzido em Crochê.
Vamos lá?

Materiais
2 novelos de Barroco Maxcolor 4/6 400g – cores: 7684 (Porcelana) e 7727 (Caqui);
Agulha para Crochê – 4,0 mm.


Execução.
Tamanho: 140 x 70 cm

Abreviações:
P.a. (Ponto Alto); p.b. (Ponto Baixo); corr. (Correntinha); p.b.x. (Ponto Baixíssimo); carr. (Carreira).

Execução:

O Tapete utiliza a técnica do fio conduzido, nessa técnica trabalha-se com 2 fios ou mais na mesma carreira, trocando de cor de acordo com o que o gráfico pede. Para a troca de cor, tira-se as últimas 2 laçadas da agulha com a nova cor, e esconde-se o outro fio sobre a carreira anterior, entre os pontos da nova cor.

Gráfico 1
Com o fio Porcelana, inicie com 100 corr. + 3 corr. para virar o trabalho

1ª carr.: volte trabalhando na 5ª corr. 99 p.a.

2ª carr.: inicie com 3 corr. 3 p.a., reserve as 2 ultimas laçadas na agulha, estenda o fio Porcelana sobre os pontos de base, com o fio Caqui tire as 2 laçadas da agulha, e faça 4 p.a. deixando as duas últimas laçadas na agulha; reserve o fio; com o fio Porcelana; faça 12 p.a.; com o fio Caqui; 16 p.a.; com o fio Porcelana; 28 p.a.; com o fio Caqui; 16 p.a.; com o fio Porcelana; 12 p.a.; com o fio Caqui; 4 p.a.; finalize a carr. com o fio Porcelana com 4 p.a.

Continue conforme gráfico 1, trabalhando em carr. de ida e volta, e realizando as devidas trocas de cores. Reserve o fio.

Gráfico 2
Continue com o fio do gráfico 1, trabalhe a 1ª carr. do gráfico 2 sobre a última carr. do gráfico 1, trabalhe conforme o gráfico 2, em carr. de ida e volta, e realizando as devidas trocas de cores. Arremate os fios.

Gráfico 3 – Acabamento
Emende o fio Porcelana sobre o penúltimo ponto da última carr.

1ª carr. inicie com 3 corr. * 4 p.a. no canto do tapete; trabalhe a lateral do tapete com 1 p.a. para cada ponto de base até chegar no próximo canto*; repita de *a* nas 4 laterais do tapete. Feche com p.b.x.

2ª carr.: inicie com 3 corr. *no canto do tapete trabalhe; 1 p.a.; 3 p.a. no mesmo ponto de base; 3 p.a. no mesmo ponto de base; 1 p.a.; trabalhe a lateral do tapete com 1 p.a. para cada ponto de base até chegar no próximo canto*; repita de *a* nas 4 laterais do tapete. Feche com p.b.x. Arremate o fio.

Continue conforme gráfico 3, trabalhando em carr. circulares e realizando as devidas trocas de cores. Feche com p.b.x. Arremate o fio.

Execução: Artesã Renata Vieira

Autor

Vitrine do Artesanato - os melhores cursos, kits e materiais de artesanato

Escreva um comentário