Muita gente não sabe por onde começar. Precificar as peças e artesanato gera dúvidas e, mais do que isso, inseguranças: se a confiança no investimento e no lucro a ser recebido por cada peça vendida também diminui. A solução para isso é entender melhor o processo de precificação e aprender a enxergar outros aspectos relacionados ao investimento no artesanato.
Segundo o consultor de Marketing Digital, Glauber Moraes, especializado em artesanato, a principal dificuldade está na hora de dividir os custos fixos e custos de horas de cada peça artesanal. “O preço final não é baseado somente no custo da matéria-prima. O tempo gasto para produzir, custos fixos como luz, água e até mesmo aluguel de espaço devem entrar nessa conta”, afirma Moraes. Outra situação recorrente no artesanato é quando a artesã calcula o tempo de trabalho, os custos de materiais e custos fixos, mas não acrescenta o lucro. O tempo dedicado à produção faz parte da conta, mas não é igual ao lucro.

Valor Recebido
Depois de ter calculado todos os custos principais e somar com o lucro pretendido (veja a tabela abaixo), é possível que os clientes ainda não considerem o preço apropriado. É neste momento que um aspecto não exato deve ser considerado: a percepção de valor. “Existe uma diferença muito grande entre preço e valor. No valor percebido, além do preço do produto, levamos em consideração os benefícios que ele possui. Se o seu produto tiver um preço menor que o benefício percebido, os clientes sentem que fizeram um bom negócio, mas talvez você esteja perdendo dinheiro por cobrar um preço abaixo do valor. Por outro lado, se o preço do seu artesanato for maior que o benefício percebido, o cliente terá uma experiência negativa e você perderá diversas vendas”, diz Moraes. O consultor aponta ainda que o valor percebido, por ser um aspecto subjetivo, muda de pessoa a pessoa.
Considerados os custos principais, o lucro e o valor percebido, é importante prestar atenção na concorrência para saber se o seu artesanato possuir diferencial ou é preciso investir mais em conhecimento e/ou novos benefícios aos seus clientes. “Converse com lojistas, clientes e vendedores. Enquanto você visita a loja, anote os diferenciais dos produtos do seu concorrente e tente entender o motivo que faz ser considerado “melhor” ou “pior” do que os seus. Analise os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e use isso a seu favor, agregando mais valor ao seu produto”, explica Moraes. Para ajudar você a proceder, confira a tabela abaixo de precificação e veja um exemplo de kit da Vitrine com as possibilidades de investimento, precificação e lucro.
Aspectos a serem considerados
  • Custos com materiais
  • Custos variáveis (dependem da venda)
– Exemplo: embalagem, etiqueta, gastos com propaganda, comissão para vendedores, taxas de vendas, entre outros.
  • Custos fixos
Exemplo: água, luz, telefone fixo, celular, internet, gás, registro de domínio na internet, contador, estoque, entre outros.
  • Impostos sobre a venda
Exemplo: ICMS, IPI, Simples Federal, entre outros.
  • Valor do frete ou outros gastos com a logística
  • Valor percebido
  • Lucro esperado
“De uma forma mais simples, o lucro é a quantidade ‘livre’ que sobrará de cada produto vendido”, afirma Glauber Moraes.
Como investir, precificar e lucrar com o kit da vitrine
Supondo que o kit adquirido da Vitrine fosse o de Aplique e Borde da Beth Matteelli, que custa R$299,40, você fará a seguinte conta:
·        Preço de venda das peças (em média)
-Sacola: R$ 40,00
-Toalha: R$ 25,00
-Pano de Copa com sapato: R$ 35,00
-Pano de Copa com gatinho: R$ 40,00
-Pano de Copa (demais modelos): R$ 50,00 cada
Total: R$ 340,00
Logo, você terá R$40,60 de lucro, uma vez que você comprou por R$299,40 e lucrou R$340,00.
Agora pensando na reposição deste mesmo kit, para produção de novas peças, você terá:
·        Custos dos materiais de reposição (em média)
-Panos de copa: R$ 65,40
-Sacola: R$12,50
-Toalha: R$ 3,78
-Tecidos: R$21,41
-Conjunto de termoriscos: R$ 11,90
-Termocolante: R$19,80
Total: R$ 134,52
Com o custo total de reposição no valor de R$134,52, vendendo os produtos no mesmo valor mencionado no exemplo anterior, onde o valor total da venda é de R$ 340,00, você obterá um lucro de R$ 205,48.
Assim, você pode perceber que o lucro será significativo na reposição.
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Para falar com o Glauber Moraes, consultor de Marketing Digital:
Texto por: Daniel Villela
Colaboração: Andrea Gonçalves

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