Ah… final de semana começando, nada melhor do que curtir uma super dica de artesanato para relaxar e criar peças incríveis, não é!
E ainda em clima de pintura a Vitrine do Artesanato está trazendo um trabalho feito pelo querido Luis moreira, utilizando a técnica de Pacht Pintura! Sim, duas técnicas em uma única peça!
Mas antes de “botar a mão na massa”, vejam algumas dicas do Luis Moreira para vocês aprimorarem suas peças!
Pincel: Sempre utilizar o pincel a 90º da superfície que está sendo pintada. Nunca pegue na virola do pincel.
Tinta: Coloque sempre as tintas em um godê. Um dica legal é utilizar um azulejo branco coberto com papel filme, pois quando você finalizar sua pintura, basta retirar o papel e jogá-lo fora no lixo.
Branco: lembre-se sempre de usar pouco branco, pois caso ele seja aplicado em exagero não será possível corrigir. O branco é a luz do trabalho, então com ele o pincel sempre fará o movimento inverso das cores.
Curtiram as dicas do Luis? Então agora sim, peguem seus pinceis e vamos pintar!
LISTA DE MATERIAIS:
- Tinta para tecido Acrilex nas cores: cinza, amarelo cádmio, jacarandá, vermelho tomate, amarelo ouro, sépia e branco.
- Pincéis Condor, 456/12, 456/16, 454/12, 224/8 e 224/12.
- Cola Pano Acrilex.
- 30×30 cm de Tecido estampado laranja, linha Sweet Estilotex.
PRIMEIRO PASSO:
- Transfira o risco com o auxilio do carbono ou a mão livre com o lápis 6B.
- Fixe o tecido sobre a placa de Eucatex.
- Com o pulverizador molhe todo o risco sempre com movimento circulares com água e álcool.
- Com o pincel ref. 456/12 e as cores cinza mais sépia e cinza mais amarelo cádmio misturado alternadamente na ponta do pincel faça as folhas com movimento do centro em direção a lateral e da lateral oposta para o centro.
- Com o pincel ref. 456/16, e a cor cinza faça a sombra ao redor do risco sempre com movimentos circulares, e suaves.
- Com o pincel ref. 224/12 e a cor branca faça a luz das folhas com movimento do centro para a lateral e da lateral oposta para o centro lembre se a cor branca e colocada ao contrario da cor já aplica anteriormente.
- Deixe a peça secar por no mínimo 12 horas na posição horizontal.
- Transfira o risco das flores para o tecidos estampado do lado direito do tecido (Obs. Lembre se de deixar o transpasse para que o elemento que esteja por baixo um do outro não fique faltando tecido) em seguida recorte com a tesoura de ponta fina todos os detalhes na sequencia aplique a cola pano pelo avesso e cole no local indicado pelo risco aguarde a secagem total.
SEGUNDO PASSO:
- Molhe novamente todo o risco com o pulverizador.
- Com o pincel 454/10, e a cor jacarandá faça uma sombra ao redor de todo o risco com movimentos circulares na volta toda do trabalho (Obs. essa segunda sombra deve ficar menor que a primeira já colocada).
- Com o pincel ref. 454/10, e a cor sépia faça a separação entre as flores e folhas deixando sempre quem esta por baixo ou atrás mais escura em relação à da frente.
- Flor com o pincel ref. 224/12 e a cor vermelho tomate escureça a base de cada pétala na sequencia aplique o branco nas pontas das pétalas com movimento sempre voltados para o miolo.
- Para a folha retoque somente a branco do mesmo sentido já descrito com o pincel ref. 224/12.
- Com o pincel ref. 224/12, e as vermelho tomate e branco diluído em água faça as folhas de fundo.
- Com o pincel ref. 224 /12, e a cor sépia diluído em água crie as nervuras e galhos que compõem o risco. Para o miolo amarelo ouro, branco e sépia.
- Em seguida após a tinta já seca faça os pespontos à mão livre ou a maquina.
E como a Vitrine do Artesanato quer ver vocês arrasando na pintura, visitem nosso site e confiram o kit que preparamos para vocês: http://goo.gl/KMprxh