Aprenda e Faça: Pintura de Frutas


Você sabia que a pintura pode ser aplicada sobre tudo? Sim! E é muito fácil, as pessoas normalmente utilizam essa técnica em tecidos, papéis, objetos de madeira e cerâmica, mas você pode inovar em diversos outros materiais.

Na última revista, o artesão Juari Souza, produziu um super passo a passo da técnica e, nós da Vitrine do Artesanato, vamos compartilhar agora o risco para você criar e ganhar uma renda extra comercializando suas peças.



Então vamos lá, você vai precisar de:

Pano de Copa Ibirapuera Têxtil Branco
Tábua de MDF para fixação do tecido
Cola permanente
Papel manteiga branco
Carbono vermelho
Pincel aparado número 12 (454 ou 456)
1 pincel filete de nº 0
1 pincel pituá 462

Tintas para tecido
Branco
Amarelo-ouro
Púrpura
Vinho
Sépia
Verde oliva
Verde-pistache
Azul-caribe
Diluente

Precisa de ajuda para encontrar os materiais?
Fale conosco pelo chat no site clicando aqui: CHAT ONLINE ou em nosso whatsapp: (11) 98894-6090

Passo a passo
Para transferir o risco, utilize papel carbono e caneta sobre o tecido. O risco está disponível no link: MOLDE PINTURA DE MAÇÃS E UVAS

Pêra

1) Inicie com pincel número 12 lixado (454/456) pela pera. Misture branco com amarelo ouro. Com movimento de vaivém, faça a pintura em toda a pera. A tinta deve ficar de um único lado do pincel (no lado direito, mais escuro e a iluminação vem da direita). 


2) Com verde-pistache (opcional: misturado com branco), preencha o restante da pera (lado esquerdo). Nos lugares onde as cores verde e amarela se misturam, faça movimentos circulares para suavizar a mudança das cores. 




3) Faça contorno com sépia e verde-oliva no canto direito. Depois, esfume com movimentos circulares (retire um pouco de tinta se houver muito). 



4) Apenas com a cor sépia, faça um traço do lado direito e do lado esquerdo da pera. Contorne a parte inferior da pera. Esfume cada uma das partes mencionadas.


5) Com a cor branca, faça a iluminação no topo da pera e no centro da mesma. 



6) Para fazer o cabo, faça o movimento de baixo para cima, virando o pincel levemente. Aperte-o ao final. Com o pincel 0 (referência 409) e cor branca, faça iluminação no cabo. 



7) Com a ponta do dedo indicador, marque os pontos de iluminação com a cor branca e esfregue levemente. Depois, com o pincel 12 lixado, marque os centros para deixar brilho. 



8) Faça as manchinhas da pera com o sépia e verde-oliva. 



Ameixas
9) Com pincel de número 12, misture violeta e um pouco de púrpura, faça os contornos e preencha tudo com movimentos circulares. Depois, com o mesmo pincel e as cores sépia e violeta misturadas, faça a marcação no centro da ameixa. 



Uva
10) Com sépia em maior quantidade e violeta, preencha todos os espaços entre as uvas. 


11) Com vinho e verde-pistache misturados, contorne as uvas e preencha-as com movimentos circulares (não se preocupe se algumas partes delas ficaram com o vinho ou o verde-pistache em maior destaque). 



12) Faça sombra com sépia (para esta pintura, consideramos que a iluminação vem do canto superior esquerdo). 



13) Faça a iluminação nas uvas com a cor amarelo-ouro nos centros. 



14) Com pincel pituá 462 de número 2, misture a “sujeira” do sépia com diluente e preencha as sombras das uvas. 



15) 16) Com o diluente, faça degradê em toda a área externa das uvas e da maçã. Depois, contorne-a com amarelo-ouro.


16) Com pincel 12, passe amarelo-ouro na maçã. 



17) Com a cor púrpura, contorne toda a maçã e “puxe” a cor para dentro, conforme a foto. Depois, misture vinho com púrpura e fortaleça a parte de baixo da maçã. Faça riscos frequentes para aumentar o efeito. 



18) Pressione o dedo com a cor branca para iluminar o centro da maçã. Faça pinceladas leves com pincel de número 12 lixado em toda a maçã, de cima para baixo. Finalize com mais uma marcação de dedo. 





Acabamentos
19) Com o azul-caribe e o pincel 12 lixado, traga a tinta ao centro da ameixa. Complete com brilho branco. Puxe o cabo com sépia e um pouco de branco na ponta. 



20) Com verde-oliva e sépia, preencha a folha da uva. Acrescente branco nas pontas da folha. 


21) Com pincel de número 12 e um pouco de preto, passe a tinta com cuidado em cima da sombra. 



22) Com pincel 0 e o sépia e verde-oliva misturados com diluente, faça o ovário/gota d`agua. Primeiro, crie um semicírculo com a sombra puxada para fora e, depois, dentro, faça dois pingos com a cor branca.



23) Para a iluminação fria da uva, utilize a cor azul-caribe e pincel de número 12 lixado. Com a cor branca, sépia e verde-pistache misturados, faça o galho das uvas. Finalize com pingos brancos nas uvas com pincel de número 0. 



24) Faça sombra com azul-caribe na maçã e riscos brancos nas folhas. Sua pintura está pronta! Faça a sua assinatura com pincel 0. 



Nós da Vitrine do Artesanato, queremos muito ver seu trabalho pronto!!! Então, após a finalização da peça, envie uma foto em nosso whatsapp: (11) 98894-6090 

Postagens mais visitadas deste blog

#CROCHETERAPIA

Aprenda e faça: Girafinha estampada com Fabi Medico

#BORDADOTERAPIA