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    Investir, Precificar e Lucrar


    Muita gente não sabe por onde começar. Precificar as peças e artesanato gera dúvidas e, mais do que isso, inseguranças: se a confiança no investimento e no lucro a ser recebido por cada peça vendida também diminui. A solução para isso é entender melhor o processo de precificação e aprender a enxergar outros aspectos relacionados ao investimento no artesanato.

    Segundo o consultor de Marketing Digital, Glauber Moraes, especializado em artesanato, a principal dificuldade está na hora de dividir os custos fixos e custos de horas de cada peça artesanal. “O preço final não é baseado somente no custo da matéria-prima. O tempo gasto para produzir, custos fixos como luz, água e até mesmo aluguel de espaço devem entrar nessa conta”, afirma Moraes. Outra situação recorrente no artesanato é quando a artesã calcula o tempo de trabalho, os custos de materiais e custos fixos, mas não acrescenta o lucro. O tempo dedicado à produção faz parte da conta, mas não é igual ao lucro.



    Valor Recebido
    Depois de ter calculado todos os custos principais e somar com o lucro pretendido (veja a tabela abaixo), é possível que os clientes ainda não considerem o preço apropriado. É neste momento que um aspecto não exato deve ser considerado: a percepção de valor. “Existe uma diferença muito grande entre preço e valor. No valor percebido, além do preço do produto, levamos em consideração os benefícios que ele possui. Se o seu produto tiver um preço menor que o benefício percebido, os clientes sentem que fizeram um bom negócio, mas talvez você esteja perdendo dinheiro por cobrar um preço abaixo do valor. Por outro lado, se o preço do seu artesanato for maior que o benefício percebido, o cliente terá uma experiência negativa e você perderá diversas vendas”, diz Moraes. O consultor aponta ainda que o valor percebido, por ser um aspecto subjetivo, muda de pessoa a pessoa.

    Considerados os custos principais, o lucro e o valor percebido, é importante prestar atenção na concorrência para saber se o seu artesanato possuir diferencial ou é preciso investir mais em conhecimento e/ou novos benefícios aos seus clientes. “Converse com lojistas, clientes e vendedores. Enquanto você visita a loja, anote os diferenciais dos produtos do seu concorrente e tente entender o motivo que faz ser considerado “melhor” ou “pior” do que os seus. Analise os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e use isso a seu favor, agregando mais valor ao seu produto”, explica Moraes. Para ajudar você a proceder, confira a tabela abaixo de precificação e veja um exemplo de kit da Vitrine com as possibilidades de investimento, precificação e lucro.

    Aspectos a serem considerados
    • Custos com materiais
    • Custos variáveis (dependem da venda)
    - Exemplo: embalagem, etiqueta, gastos com propaganda, comissão para vendedores, taxas de vendas, entre outros.
    • Custos fixos
    Exemplo: água, luz, telefone fixo, celular, internet, gás, registro de domínio na internet, contador, estoque, entre outros.
    • Impostos sobre a venda
    Exemplo: ICMS, IPI, Simples Federal, entre outros.
    • Valor do frete ou outros gastos com a logística
    • Valor percebido
    • Lucro esperado
    “De uma forma mais simples, o lucro é a quantidade ‘livre’ que sobrará de cada produto vendido”, afirma Glauber Moraes.

    Como investir, precificar e lucrar com o kit da vitrine

    Supondo que o kit adquirido da Vitrine fosse o de Aplique e Borde da Beth Matteelli, que custa R$299,40, você fará a seguinte conta:




    ·        Preço de venda das peças (em média)
    -Sacola: R$ 40,00
    -Toalha: R$ 25,00
    -Pano de Copa com sapato: R$ 35,00
    -Pano de Copa com gatinho: R$ 40,00
    -Pano de Copa (demais modelos): R$ 50,00 cada
    Total: R$ 340,00

    Logo, você terá R$40,60 de lucro, uma vez que você comprou por R$299,40 e lucrou R$340,00.

    Agora pensando na reposição deste mesmo kit, para produção de novas peças, você terá:

    ·        Custos dos materiais de reposição (em média)
    -Panos de copa: R$ 65,40
    -Sacola: R$12,50
    -Toalha: R$ 3,78
    -Tecidos: R$21,41
    -Conjunto de termoriscos: R$ 11,90
    -Termocolante: R$19,80
    Total: R$ 134,52

    Com o custo total de reposição no valor de R$134,52, vendendo os produtos no mesmo valor mencionado no exemplo anterior, onde o valor total da venda é de R$ 340,00, você obterá um lucro de R$ 205,48.

    Assim, você pode perceber que o lucro será significativo na reposição.


    Ainda tem dúvidas?
    Fale conosco no facebook, iremos te ajudar com o maior prazer.

    Para falar com o Glauber Moraes, consultor de Marketing Digital:

    Texto por: Daniel Villela
    Colaboração: Andrea Gonçalves

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