É preciso tocar nesse assunto - Novembro Azul

Olá, pessoal!                           

Para qualquer artesão conseguir fazer suas lindas peças de artesanato, é preciso sempre cuidar da sua saúde e bem estar. Por isso, hoje vamos falar de um assunto muito importante pautado esse mês, a conscientização da campanha “novembro azul”. 



O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que ocorre dia 17 de novembro.      
Assim como outubro é marcado como mês de combate ao câncer de mama com o Outubro Rosa, novembro marca a campanha de conscientização aos homens, esclarecendo a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Por isso, apoiamos o Novembro Azul e alertamos sobre a importância de homens, principalmente a partir de 50 anos, procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Se você for mulher, incentive a se prevenir quem está próximo a você.

Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Prevenção
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%. Por isso, é muito importante a prevenção!

Fonte: www.novembroazul.com.br 


Até a próxima, pessoal!        
Vitrine do Artesanato

Postagens mais visitadas deste blog

#CROCHETERAPIA

Aprenda e faça: Girafinha estampada com Fabi Medico

Passo a passo de cartonagem - Porta Moedas