Como faz: Bolsa Menina

Olá, pessoal!

Vamos aprender a fazer essa bolsa incrível:



Passo a passo feito por Angélica Schmitt.

Lista de materiais:
- 38 cm de tecido de Poá preto Fernando Maluhy
- 25 cm de cetim para forro
- 20 cm de Manta R1 (resinada)
- 20 cm de dublado de náilon branco
- Duas argolas pequenas
- Dois botões imã
- Dois mosquetões pequenos

Medidas:
Pala: 11,5 x 38,5cm
Tira: 4 x 122cm
Tiras da argola: 4 x 10cm
Tira de mão: 4 x 44cm

Passo a passo
1)      Recorte e una o dublado à manta resinada com a medida do molde da bolsa (a parte áspera da manta fica em contato com o dublado). Costure com o ponto zig zag (a cor do fio não aparecerá no resultado final). Corte o excesso de manta que sobrar com uma tesoura.
2)      Posicione o tecido sobre o dublado costurado à manta. Prenda com alfinetes, franzindo aos poucos (não é necessário seguir uma medida para franzir). Prenda com alfinetes também na parte de baixo e nas laterais.
3)      Costure com ponto reto pelo avesso, bem em cima da costura da manta com o dublado. Utilize agulha com tamanho 14. Corte todo o excesso de tecido que sobrar.
4)      Repita o mesmo procedimento descrito até aqui para fazer outra parte idêntica da bolsa.
5)      Junte as duas partes iguais pelo lado do tecido e costure com ponto reto onde estão as costuras zig zag; depois, apenas puxe a parte do tecido para formar a bolsa.

Cós
6)      Corte uma tira de tecido e um dublado de náilon com mesmo tamanho, de 11,5 x 38,5cm. Dobre-os independentes um do outro e prenda cada um com uma agulha. Costure-os separadamente na parte onde prendeu com as agulhas.
7)      “Vista” o dublado com o tecido desvirado, unindo as costuras e formando um cilindro. Prenda com alfinetes.
8)      Costure com zig zag por dentro do cilindro, em cada uma das partes.
9)      Dobre o cilindro, formando um retângulo com 12 cm de largura. De cada lateral, conte quatro centímetros das laterais ao centro, e três centímetros da base para cima, e prenda os botões imãs (os machos de um lado e as fêmeas do outro) com as chapinhas. Dobre ao meio, formando o cós da bolsa. Prenda com alfinete.

Montagem
10)   Faça uma tira de 4 x 122cm com tecido para fazer a alça (costure pelo avesso e vire pelo direito). Prepare uma tira maior de 4 x 44cm para ser a alça de mão. Corte e costure também duas tiras de 4 x 10cm e coloque as argolinhas, elas servirão para prender a alça maior, de ombros.
11)   Costure as tiras pequenas com argolinhas internamente. A tira menor, de mão, deve ser posicionada em um canto de uma lateral. Costure.
12)   A bolsa deve ser vestida com o cós na posição que ele foi dobrado anteriormente, com os botões para fora (quando a peça for finalizada, será possível virar do avesso e deixar o cós na posição correta). Costure toda a volta.
13)   Corte para o forro dois pedaços de tecido de tamanhos iguais às mantas e dublados. Costure tudo, deixando apenas um pequeno espaço na parte de cima para depois poder virar para o direito.
14)   Vista a bolsa pronta com o forro, colocando as tiras para dentro da bolsa. Costure toda a volta. Vire pelo avesso e então costure o fundo.
15)   Para prender a tira comprida, encaixe com o mosquetão, costure e prenda nas tirinhas internas da bolsa.


Confira clicando aqui o programa Vitrine do Artesanato para assistir a esta e outras aulas em vídeo! Você também pode adquirir o kit completo no site Vitrine do Artesanato.

Até a próxima!
Vitrine do Artesanato

Postagens mais visitadas deste blog

#CROCHETERAPIA

Aprenda e faça: Girafinha estampada com Fabi Medico

#BORDADOTERAPIA