Pular para o conteúdo principal

#PATCHTERAPIA

Dia de Patchwork na Vitrine do Artesanato!

Nossa dica de hoje será essa linda Bolsa. Um acessório incrível, que dará um toque único em seu look.
Cláudia Roveri (para Atelier Cláudia Roveri)
Curtiram? Então separem seus materiais e vamos fazer artesanato!

LISTA DE MATERIAIS
  • 30 cm de tecido claro para a parte da frente 
  • 0,5 metro de tecido laranja para as partes de trás, lateral e forro 
  • Tecidos variados para as aplicações 
  • 0,5 metro de manta forrobel 
  • 1,5 metro de cadarço de 3 cm de largura para a alça 
  • Linha de quilt na cor laranja 
  • Linha de costura 100% algodão 
  • Botão magnético grande 
  • Caneta mágica 
  • Ferro de passar roupa 
  • Alicate 
  • Abridor de costura 
  • Molde

PASSO A PASSO
  • No tecido verde, corte uma faixa de 1,5 cm em 45°, ou seja, no viés do tecido. Vire as extremidades para dentro, em toda a extensão da faixa, e vinque com o ferro. 
  • Com o molde das flores e folhas, risque no avesso do tecido dobrado, direito com direito, e costure em cima do risco. Faça uma pequena abertura em um dos lados e desvire. 
  • Aplique os recortes nos locais riscados do tecido claro com pontos invisíveis. Aplique também os fuxicos com pontos invisíveis, porém não aplique agora o fuxico grande da parte de cima, pois ele servirá para esconder o botão magnético. 
  • No tecido verde, corte uma faixa de 1,5 cm em 45°, ou seja, no viés do tecido. Vire as extremidades para dentro, em toda a extensão da faixa, e vinque com o ferro. 
  • Com o molde das flores e folhas, risque no avesso do tecido dobrado, direito com direito, e costure em cima do risco. Faça uma pequena abertura em um dos lados e desvire. 
  • Aplique os recortes nos locais riscados do tecido claro com pontos invisíveis. Aplique também os fuxicos com pontos invisíveis, porém não aplique agora o fuxico grande da parte de cima, pois ele servirá para esconder o botão magnético. 
  • No tecido verde, corte uma faixa de 1,5 cm em 45°, ou seja, no viés do tecido. Vire as extremidades para dentro, em toda a extensão da faixa, e vinque com o ferro. 
  • Com o molde das flores e folhas, risque no avesso do tecido dobrado, direito com direito, e costure em cima do risco. Faça uma pequena abertura em um dos lados e desvire. Aplique os recortes nos locais riscados do tecido claro com pontos invisíveis.
  •  Aplique também os fuxicos com pontos invisíveis, porém não aplique agora o fuxico grande da parte de cima, pois ele servirá para esconder o botão magnético. 
  • Para as laterais frontais da bolsa, corte 20 retângulos de 15 x 7,5 cm em 3 cores diferentes. Costure de 5 em 5, alternando as cores. Ficarão 4 blocos de 5 faixas.
  • Agora, posicione o molde desta área sobre a costura feita no passo anterior. Risque 2 vezes e recorte. Repita o mesmo procedimento com outros 2 blocos, mas posicione o molde no outro sentido. Reserve.
  • Corte 20 retângulos de 8 x 7,5 cm nas mesmas três cores utilizadas anteriormente. Una 10 retângulos, seguindo a mesma sequência da faixa que será colocada ao lado direito da bolsa. Una com as laterais preparadas, seguindo a sequência de cores, e termine unindo com a lateral esquerda, a qual você inverteu o molde. Dobre direito com direito, alfinete para que casem as costuras e feche toda a extensão. Desvire. 
  • Corte o cadarço com 73 cm de comprimento. Com o auxílio de um alfinete de segurança, passe o cadarço por dentro da faixa feita no passo anterior, de modo que ele fique entre a costura do 4º retângulo, tanto do lado direito como do esquerdo. Ajeite direitinho a alça dentro da faixa e passe a ferro. 
  • Passe um ponto decorativo em toda a extensão da faixa. Passe um ziguezague em toda a volta da faixa para facilitar na hora de fechar a bolsa. O ziguezague tem de ser passado bem próximo à extremidade do trabalho.
  • Coloque o forrobel na parte de trás do tecido da lateral, alfinete e passe um ziguezague em toda a volta da mesma forma. Costure a lateral da bolsa com a parte da frente, com uma costura reta. Faça o mesmo com a parte de trás. Para o forro, corte duas vezes o tamanho de uma das partes da bolsa. Junte as partes, direito com direito, fechando as laterais. 9. Coloque o forrobel na parte de trás do tecido da lateral, alfinete e passe um ziguezague em toda a volta da mesma forma. Costure a lateral da bolsa com a parte da frente, com uma costura reta. Faça o mesmo com a parte de trás. Para o forro, corte duas vezes o tamanho de uma das partes da bolsa. Junte as partes, direito com direito, fechando as laterais. 
  • Para o bolso interno, corte um retângulo de 27 x 24 cm. Dobre, direito com direito, e costure toda a volta, deixando uma pequena abertura para desvirar. Costure em um dos forros com uma costura na borda. Feche o forro da bolsa da mesma maneira como foi fechada a parte externa, deixando uma abertura na parte de baixo para desvirar.
  • Desvire a bolsa para o direito e deixe o forro no avesso. Coloque um dentro do outro, ajeite as costuras da parte de cima e alfinete bem. Passe uma costura reta e desvire a bolsa pela abertura do forro. Feche a abertura com pontos invisíveis. 
  • Com a linha de quilt laranja, passe uma costura na parte de cima da bolsa, bem no centro da costura, fazendo um falso viés. 
  • Com o lápis, marque onde vai aplicar o botão magnético. Fure com o abridor de costura. Aplique o botão magnético na região marcada. Aplique o fuxico na parte de fora da bolsa com cola quente ou costurando-o para esconder o botão. 


E como a Vitrine quer ver vocês arrasando no artesanato, preparamos vários kits para vocês, visitem nosso site e confiram: www.vitrinedoartesanato.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo de cartonagem - Porta Moedas

Olha só que porta moedas lindo! Vamos aprender a fazê-lo com este passo a passo incrível da Érika Martins?

1) Cole as duas partes de mesma largura num  papel sulfite, para fazer a coifa.
2) Deixe margem de 0,5cm entre elas.
3) Faça o mesmo com as outras duas partes,  repare que há dois tamanhos, um para a parte  interna e outro para aparte externa.
4) Passe cola no cartão e na com  bastante atenção para a coifa.
5) Use o rolinho para tirar o excesso de cola e  evitar manchas no tecido.
6) Cole o tecido no cartão.
7) Com a espátula, marque bem a coifa.
8) Alise bem o tecido para evitar bolhas.
9) Nas pontas quadradas, corte o excesso de tecido  na diagonal, deixando uma pequena margem.
10) Na parte redonda faça picotes  com a ponta da tesoura.
11) Passe cola e vire as bordas do tecido,  com ajuda da espátula.
12) Faça o mesmo para a parte  interna e a externa também.

O que é cartonagem?

Vamos falar sobre Arte, vamos falar um pouco mais sobre a CARTONAGEM!
A cartonagem é uma técnica que possibilita a confecção vários objetos utilitários e decorativos. Usando como base o papel cartão cinza, de gramaturas variadas e cola branca. A forração dos projetos pode ser tanto em papel quanto em tecido.
Essa semana esteve no programa Arte Brasil a artesã Claudia Wada (http://cursosbyclaudiawada.blogspot.com/) que nos trouxe uma idéia de carteira incrível, usando a técnica de cartonagem. Olha que linda a peça que ela criou:




Gostou?
Linda né? e é muito fácil produzi-la, basta ter os materiais necessários e seguir o passo-a-passo. 
Saiba como adquirir os materiais para a produção deste kit clicando aqui http://migre.me/41Qt5


Um ótimo final de semana e até a próxima





Passo-a-passo exclusivo Almofada em Capitonê

Confira a seguir um passo-a-passo exclusivo de uma almofada lindíssima em ponto Capitonê.

Para produção da peça, você irá precisar: - 1,10 M DE TECIDO OXFORD;
- RÉGUA PARA CAPITONÊ DE 3 CM;
- AGULHA DE COSTURA;
- LINHA DE COSTURA NA COR DO TECIDO;
- 50 CM DE TECIDO TNT;
- MANTA ACRÍLICA SILICONADA;
- ZÍPER (DE 35 A 40 CM).

Passo-a-passo: Medidas:
Para parte da frente usar 64X64 cm, para quadricular de 3cm , mais 5m de borda de cada lado (total 74X74 cm)
Para parte traseira, após terminar o trabalho, medir e cortar a quantidade necessária , deixando a margem de costura das laterias e do Zíper

Risco: